Tipos de motosserras

Segundo o tipo de alimentação é possível estabelecer dois grupos:

  • Elétrica
  • Gasolina


Motosserras elétricas

As motosserras elétricas são adequadas para uso doméstico pelas limitações impostas pela necessidade de ter em mãos uma tomada elétrica. Embora existam modelos no mercado com baterias de alto rendimento ainda que na prática cum aumento no peso da ferramenta e cum una potência limitada, na medida em que esse aumento leva a um aumento do consumo. Em contrapartida, as motosserras de bateria, são mais confortáveis porque a ausência do cabo evita possíveis incidentes e permite se concentrar exclusivamente no funcionamento da máquina.
As motoserras elétricas são fáceis de usar, geralmente mais baratas qie as de gasolina e têm a vantagem de ser menos ruidosas, um valor importante em ambientes domésticos.

Motosserras a gasolina

As motosseras a gasolina são adequadas para a maioria dos trabalhos profissionais. A versatilidade e variedade de modelos no mercado fazem que para usos particulares também sejam uma opção conveniente. O tempo de autonomia de trabalho varia de acordo com o consumo e a capacidade do tanque de combustível e são mais potentes e robustas do que as elétricas. Os motores são normalmente de dois tempos. Existem modelos de quatro tempos. Têm cilindradas de 20-90 cm3, desenvolvendo entre 1,4 e 5,5 kW (2-7 HP, aproximadamente).


Logicamente cum una maior potência é necessária uma maior capacidade de tanque de óleo lubrificante e combustível e uma maior espada, o que significa, naturalmente, um peso maior e menos capacidade de manobra.

As motosserras a gasolina tem um sistema de ignição electrónica, travão de corrente automático, travão de marcha continuada e sistemas anti-vibração para o conforto, segurança e facilidade de utilização.